Horror

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Horror

O gênero ficcional do terror ou horror existe em qualquer meio de comunicação em que se pretenda provocar a sensação de medo. Desde a década de 1960 que qualquer obra de ficção com um tema mórbido ou repelente são conhecidos do público como um gênero à parte, com grupos de fãs muito específicos que rendem culto a subgêneros ou a determinados filmes e literatura a eles associada. Este gênero está intimamente ligado à ficção fantástica e à ficção científica. O medo é a fonte dos filmes de terror. Alguns especulam ser um dos sentimentos que mais faz as pessoas se sentirem vivas e livres.

Desde sempre que as personagens ficcionais são colocadas em situações escabrosas. Isso acontece nos contos tradicionais, nos mitos e nas lendas. De fato, muitas destas situações, fazendo parte do imaginário coletivo foram, posteriormente, incorporadas por escritores e cineastas nas suas produções.

Os lobisomens, vampiros, bruxas, fantasmas e outros são presença na tradição oral. Mas contos dos Irmãos Grimm e que são tidos como literatura infantil, possuem também muitos elementos de horror que chegaram a preocupar alguns pedagogos atuais (mas outros, como o psicólogo Bruno Bettelheim, no livro Psicanálise dos Contos de Fadas, defendem a necessidade de não amenizar os aspectos mais horrendos das histórias, como é freqüente, por exemplo, nas adaptações modernas da Walt Disney).

Atualmente há os especialistas em horror contemporâneo como os escritores Stephen King e o britânico Clive Barker.

Cinema de horror

Os filmes de terror clássicos têm como personagens alguns monstros mutantes, mortos-vivos, psicopatas(leia Brith) cruéis em busca de vingança, perseguindo as mocinhas indefesas (leia Jake) , etc. Hoje em dia, o terror é mais psicológico. Com mais cenas de suspense, ruídos ou até mesmo silêncio absoluto, é assim que os diretores actuais costumam amedrontar seu público nos cinemas de todo o mundo.

Grandes sucessos de terror

Horror punk

O horror punk é um estilo musical que mistura a essência sonora do punk, os famosos três acordes, algo totalmente despojado, rápido e ousado com imagens ditas como completamente "pesadas", ou até mesmo assustadoras, que sem querer exagerar, são tiradas de filmes de terror e ficção ciêntifica. Além de tudo há uma forte presença do gothic rock e do death rock, e sem contar a rockabilly gótica, algo conhecido como gothabilly, que acaba criando um ambiente sonoro digno de um filme de terror com orçamento baixo - o que não o torna na maioria das vezes ruim.

Mas o horror punk não é algo completamente restrito a isso, há variações de todos os tipos na cena do horror punk e genéricos, death rock, gothic rock, punk rock e rockabilly entram para a lista das principais influências que ajudaram a criar o horror punk, gothabilly, horrorcore e horror rock são na maioria dos casos derivações do horror punk.

Origem

Tudo começou com uma banda de New Jersey chamada The Misfits, em 1977, logo no início da era do punk rock. No começo a formação da banda era Glenn Danzig como vocalista e tecladista, Jerry Caiafa no Baixo e Manny na bateria. Não havia guitarrista inicialmente.

No horror punk a fórmula essencial é misturar músicas rápidas bem compostas que falando sobre filmes de terror (horror movies). Quando há musicalmente falando um som punk rock, porém há todos os outros fatores que tornam a banda uma banda de horror punk, podemos simplesmente encaixar todo esse contexto musical em horror rock.

misfits


Bandas do estilo

Segue abaixo uma lista de bandas que se inspiram no estilo:

A banda Balzac é a banda cover do The Misfits no Japão e é reconhecida pela banda The Misfits, no site da banda você pode achar links do site da banda.


murderdolls

0 comentários: